A Genética
ADN - Ácido desoxirribonucleico, um complexo filamento de substâncias químicas, em forma de hélice dupla, que se encontra no núcleo das células. Todos os cromossomas e genes são compostos de ADN, o qual controla a atividade celular e transmite a informação hereditária às novas células. É isso que diferencia um indivíduo de outro.
Afetividade - Conjunto de emoções e sentimentos que um indivíduo pode exprimentar nas diferentes situações em que vive.
Alelo - Cada uma das duas cópias de um mesmo gene (oriundas do pai e da mãe) que ocupam determinada posição no cromossoma.
Aprendizagem - Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo; processo que ocasiona essa alteração.
Aptidão - Característica considerada sintomática da capacidade de um indivíduo para adquirir, por aprendizagem, conhecimentos, destrezas, competências, habilidades.
Cariótipo - Aspeto, dimensão, forma e número do conjunto de cromossomas de uma célula somática.
Clonagem - Processo assexuado de produção de clones ou de cópias geneticamente idênticas ao ser vivo que se pretende reproduzir.
Clonagem humana - Processo pelo qual uma célula de um ser humano, adulta e plenamente diferênciada, ou seu material genético, dá origem a uma célula embrionária desenvolvendo-se desta célula um novo ser humano geneticamente idêntico ao ser que lhe deu origem.
Código genético - Sequência de aminoácidos na molécula de ADN que permite a transmissão de caracteres hereditários. Trata-se de um alfabeto composto por quatro substâncias químicas.
Comportamento - Tudo aquilo que as pessoas fazem no concreto e que pode ser objetivamente observado e medido.
Contexto - Conjunto de acontecimentos e de circunstâncias particulares em que se desenvolve a vida de um organismo.
Cromossoma - Material hereditário, composto de ADN e proteínas, cuja principal função é conservar, transmitir e expressar a informação genética. São os cromossomas que definem, por exemplo, a cor dos olhos e a ocorrência de algumas doenças.
Cromossoma X - Cromossoma sexual, do qual as fêmeas têm duas células e os machos têm uma.
Cromossoma Y - Cromossoma sexual, do qual os machoes têm um e a fêmea nenhum.
Desenvolvimento - Evolução ordenada e sistemática das potencialidades humanas no crescimento do organismo, resultante de fatores inatos, hereditários e maturativos e ainda de influências ambientais.
Embrião - Fase inicial do desenvolvimento pré-natal. Nos seres humanos corresponde, aproximadamente, às primeiras dez semanas de vida intrauterina.
Engenharia genética - Alteração do material genético das células ou dos organismos, de modo a permitir-lhes formar novas substâncias ou desempenhar novas funções.
Epigénese - Tese segundo a qual o desenvolvimento do indivíduo se processa através da ação recíproca estabelecida entre a genética e o ambiente. Cada pessoa é o resultado das interações com o meio e não apenas do seu programa genético.
Epigenético - Tudo o que não pertence ao património genético.
Evolução - Conjunto dos processos de transformação dos seres vivos ao longo do tempo e que se traduzem, geralmente, pela sua complexificação.
Fenótipo - Conjunto de caracteres manifestos de um indivíduo, resultantes da interação da herança genética e do meio ambiente.
Filogénese - Conjunto de processos de evolução das espécies animais e vegetais ao longo do tempo.
Gene - Unidade básica do ADN que ocupa um lugar específico no cromossoma e determina cada uma das características do indivíduo, sendo transmitida de geração em geração. Os genes aparecem aos pares, um gene (alelo) vindo da mãe e outro do pai.
Gene dominante - Gene que produz os seus efeitos no desenvolvimento mesmo quando a pessoa é heterozigótica quanto a esse gene.
Gene recessivo - Gene que afeta o desenvolvimento apenas numa pessoa que é homozigótica quanto a esse gene.
Genética - Área do saber que estuda os processos fundamentais que asseguram a manutenção da vida e as condições da sua transmissão de uma geração para outra.
Genoma - Total de genes de um organismo ou de uma espécie armazenado nos cromossomas. Esse património genético possui informações sobre as principais características hereditárias, alterações e doenças que um indivíduo pode ter ao longo da vida.
Genoma humano, Projeto - O Projeto Genoma Humano, lançado formalmente em 1990, reuniu centros universitários de 18 países, com o objetivo de sequenciar todo o genoma e obter um catálogo completo de cada gene. Em 26 de Junho de 2000, anunciou-se que fora decifrado 97% do código genético da humanidade. Os dados ampliarão a compreensão da genética humana e modificarão a medicina.
Genótipo - Conjunto dos genes de um ser vivo, sendo uma combinação única para cada pessoa, com exceção dos gémeos verdadeiros.
Hereditariendade - Processo de transmissão de caracteres dos progenitores aos seus descendentes.
Hereditariedade específica - Transmissão à geração seguinte das características comuns aos indivíduos de uma espécie e que os diferencia de todas as outras espécies.
Hereditariedade individual - Conjunto único de características herdadas por um indivíduo e que o distingue de todos os que integram a sua espécie.
Hereditário - Algo que se transmite por herança de pais a filhos. No feto, alteração hereditária, refere-se àquela que vem herdada nos gâmetas, antes da fecundação. Difere, portanto, de alteração congénita, que se refere a uma ocorrência durante a gravidez.
Heterozigótico - Indivíduo portador de genes diferentes para uma determinada característica.
Homozigótico - Indivíduo portador de genes iguais para uma determinada característica.
Interferência - Processo pelo qual a retenção ou recuperação de informações é afetada pela presensa de outras informações.
Maturação - Processos de crescimento físicos que determinam mudanças sequenciais no comportamenbto do ser vivo. Quando uma certa conduta aparece em todos os membros da mesma espécie, aproximadamente na mesma época, e sem que haja qualquer treino especial, pode afirmar-se que essa conduta é o resultado de maturação.
Meio - Conjunto das condições exernas ou internas nas quais o organismo vive e se desenvolve; tudo o que rodeia o comportamento; situação em que ele ocorre e seus constituintes: objetos, pessoas, acontecimentos e a relação de cada um deles com o indivíduo.
Mutação - Variação hereditária de um gene, na sequência do código de ADN, e que se transmite à descendência.
Neotenia - Atraso no desenvolvimento que determina que as características juvenis se mantenham na idade adulta.
Nucleótido - Subunidade de ADN que consiste numa base nitrogenada, numa molécula de açucar e em ácido fosfórico. Existem quatro tipos diferentes de bases de ADN (adenina, Timina, Citosina e guanina), que constituem as quatro "letras" com as quais é escrito o código genético. Milhares de nucleótidos ligam-se para formar uma molécula de ADN.
Ontogénese - Conjunto de processos de desenvolvimento do indivíduo que decorrem da fecundação até à realização plena do seu fenótipo. Construção do indivíduo ao longo da vida.
Ovo ou zigoto - Célula que resulta da fecundação.
Preformismo - Tese segundo a qual o desenvolvimento individual procegue um rumo determinado, em virtude da programação inscrita no código genético.
Prematuridade - Estado de imaturidade de um sistema ou de um órgão em comparação em comparação com as funções que deveria ser capaz de executar num dado momento.
Programa aberto - Sequência de comportamentos a definir pelo homem na interação do património genético com o meio ambiente e com aquilo que aprendeu.
Programa fechado - Sequência organizada de comportamentos rígidos, predefinidos no património genético da espécie e atualizados por mecanismos inatos.
Reprodução - Processo biológico que permite aos seres vivos a perpetuação da espécie.
Reprodução assexuada - Processo em que não há formação de gâmetas nem troca de genes para formar novos indivíduos.
Reprodução sexuada - Processo que ocorre sempre na presença de células especializadas chamadas gâmetas, que se unem para formar a célula ovo ou zigoto.
Seleção natural - Tendência de os índividuos com determinadas características geneticamente controladas se reproduzirem com maior sucesso que outros, na natureza. Eventualmente, as espécies tendem a assemelhar-se cada vez mais a esses indivíduos.
Teoria da recapitulação - Teoria proposta por Ernst Haeckel e que defende que o desenvolvimento do embrião de uma dada espécie repete o desenvolvimento evolutivo desse espécie, isto é, que a ontogenia recapitula a filogenia.
Variação - Alterações no indivíduo provocadas pelo meio. São modificações processadas a nível do fenótipo, não afetando o código genético.