Emoção; Mente: Inteligência, Imaginação, Criatividade
Adquirido - Característica que o indivíduo possui em resultado da aprendizagem ou ação do meio. Opõe-se ao inato.
Afetividade - Conjunto de emoções e sentimentos que um indivíduo pode experimentar nas diferentes situações em que vive.
Afetos - Predisposição do indivíduo para reagir de modo penoso ou agradável nas relações de vinculação que estabelece com as pessoas ou com outros elementos do mundo que o envolve.
Afiliação - Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.
Ambivalência - Coexistência de sentimentos ou atitudes opostas (amor/ódio; aproximação/rejeição) em relação ao mesmo indivíduo ou objeto.
Amnésia - Designa uma perda grave da memória, geralmente afetando mais a memória declarativa do que a memória semântica. O seu caráter patológico distingue-a do vulgar esquecimento. De entre múltiplas formas de que pode revestir-se destacamos apenas dois tipos: amnésia anterógrada (perda dos conteúdos anteriores ao acontecimento que deu origem à perda ou enfraquecimento da função mnésica); amnésia retrógrada (incapacidade de memorizar conteúdos posteriores ao acontecimento que deu origem á perda ou enfraquecimento da função mnésica).
Anaclítico - Relativo a apoio ou dependência. Termo usado por Spitz para referir a relação de dependência que o bebé estabelece com a mãe nos primeiros tempos de vida.
Ansiedade - Processo emocional de tonalidade desagradável, caracterizado pela sensação de mal-estar, inquietude, insegurança. Na sua forma intensa, persistente e repetitiva, constitui um dos sintomas mais significativos de um grande número de perturbações psicológicas.
Atenção - Focalização da perceção, de modo prolongado, sobre um conjunto de estímulos em detrimento de outros. Processo que assegura a seleção da informação, com vista à elaboração de respostas adequadas. As principais perturbações de atenção são a distração (atenção flutuante entre situações) e a dispersão (incapacidade de concentração numa situação).
Autorregulação - Conjunto de meios psíquicos e comportamentais que um indivíduo interpõe entre uma agressão e o seu organismo; mecanismos de ajustamento em direção a um objeto.
Codificação - Processo pelo qual um estímulo físico (visual, auditivo, tátil, olfativo ou gustativo) é transformado numa representação mental (imagem), que pode ser armazenada na memória.
Componentes da Emoção
-> Componente cognitiva - Ocorre quando tomamos conhecimento do facto: se não houver conhecimento deste, não se experimenta qualquer emoção;
-> Componente avaliativa - Fazemos uma avaliação, agradável ou desagradável, da situação;
-> Componente fisiológica - Manifestações orgânicas, corporais face à emoção;
-> Componente expressiva - Expressões corporais que permitem mostrar ao outro as nossas emoções;
-> Componente comportamental - Comportamento que o sujeito poderá ter face ao outro, é o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de comportamentos;
-> Componente subjetiva - Relaciona-se com o que o indivíduo sente a nível emocional e interior a que só ele tem acesso, ou seja, é o estado afetivo associado à emoção.
Conduta - Termo usado por diversas correntes da psicologia para designar o comportamento, não apenas na sua dimensão exteriormente observável, mas também nas suas componentes processuais internas e mentais.
Conforto de contacto (ou contacto-conforto) - Conceito introduzido por Harry Harlow para caracterizar a necessidade primária, isto é, não dependente de outras necessidades, que leva o indivíduo à procura de contacto corporal. A relação precoce permite a satisfação desta necessidade.
Constância percetiva - Capacidade para perceber os objetos como constantes e estáveis, relativamente à forma, tamanho, cor e luminosidade, apesar das variações dos dados sensoriais em bruto.
Criatividade - Habilidade para descobrir soluções novas, invulgares e adequadas a uma situação nova ou problema.
Desenvolvimento - Conjunto de transformações por que passa um indivíduo ao longo do seu ciclo de vida (da geração até à morte). É um processo multidimensional (físico, fisiológico, psicológico e social).
Díade - Designa dois indivíduos em interação. É considerada a relação social mais influente na medida em que o comportamento de um dos indivíduos é modelado pelo outro.
Diferença entre sentimento e emoção, segundo António Damásio
Usualmente, emoção e sentimento surgem como sinónimos, mas segundo António Damásio, a relação entre ambos é muito estreita.
Segundo António Damásio, a emoção é um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes, face a determinados estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos.
O sentimento surge quando tomamos consciência das nossas emoções, isto é, o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal.
Dissociação - Designa a rutura da unidade psíquica da mente, presidindo esta, no sujeito normal, à integração harmoniosa dos diferentes campos. Personalidade, cognição, emoção, comportamento. Este termo não deverá ser confundido com dissonância (termo associado è esquizofrenia).
Emoção - Reação súbita agradável ou desagradável, geralmente de curta duração e de grande intensidade, a um acontecimento inesperado, que interfere na relação que o sujeito estabelece com a realidade.
Evocação - Operação da memória pela qual o sujeito recorda um acontecimento do passado ou um objeto anteriormente percebido, isto é, recupera informação previamente armazenada, com o objetivo de a utilizar na situação atual. Implica esforço de procura do material armazenado.
Imagem - Representação mental (visual, auditiva, tátil, olfativa ou gustativa).
Imagem mental - Estrutura psíquica que se assemelha ao objeto ou acontecimento que está a ser representado.
Imaginação - Capacidade de criação de realidades possíveis, sendo condição fundamental da vida mental. Descobre, explora e cria explicações e sentidos.
Inato - Característica que o indivíduo apresenta à nascença, de forma manifesta ou latente, e que não resulta da aprendizagem ou de outra ação do meio. Opõe-se a adquirido.
Indicadores binoculares de profundidade - Indícios que permitem a perceção tridimensional e que decorrem do facto de os seres humanos serem dotados de dois olhos.
Indicadores monoculares de profundidade - Indícios que permitem a perceção tridimensional e que estão disponíveis para cada olho separadamente.
Integração - Inclusão no todo; é um princípio de organização inerente aos sistemas complexos e pressupõe a ideia de uma estrutura única, cujo funcionamento eficaz e eficiente depende do equilíbrio harmonioso e da unidade funcional entre as componentes do sistema.
Inteligência - Capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para nos sairmos bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à nossa volta: "pegar no ar", "pegar" o sentido às coisas ou "perceber".
Metacognição - Designa ao mesmo tempo os conhecimentos a propósito da própria cognição e os processos e estratégias de regulação da cognição.
Mente - Estrutura organizativa dos processos psíquicos. Entidade que nos permite pensar, sentir, agir com finalidades, intenções, com uma natureza autorreflexiva.
Observação naturalista - Designa a metodologia de observação dos indivíduos (humanaos e não humanos) em ambiente natural, com o objetivo de captar os seus comportamentos genuínos e na sua relação com o meio.
Pensamento - Designação genérica de uma série de atos mentais cuja finalidade é a resolução de problemas, a tomada de decisões e a representação da realidade.
Perceto - Representação mental de um estímulo que é percebido.
Profundidade - Designa, quando aplicada à perceção, a distância de algo percebido relativamente ao observador.
Prosódia - Conjunto de características fónicas do encadeamento do discurso: variações de altura, de intensidade ou de duração que determinam a melodia, os tons, as pausas, os acentos, o ritmo, etc.
Regras de manifestação (ou de exibição) - Conjunto de normas culturais que estipulam como e quando as emoções podem ser exibidas.
Relação entre razão e emoção segundo António Damásio
Ao contrário do que durante muito tempo se pensou, as emoções e os sentimentos não são um obstáculo ao funcionamento da razão; estão envolvidos nos processos de decisão, segundo a perspetiva de António Damásio.
O investigador chama a atenção para o facto de que se fosse apenas a razão a participar nos processos de decisão, seria muito complicado tomar uma decisão.
A análise rigorosa de cada uma das hipóteses levaria tanto tempo que a opção escolhida deixaria de ser oportuna, ou então, perder-nos-íamos nos cálculos das vantagens e das desvantagens.
Segundo o próprio autor, “a emoção bem dirigida parece ser o sistema de apoio sem o qual o edifício da razão não pode funcionar eficazmente”.
A tomada de decisão é suportada por duas vias complementares:
Representação das consequências de uma opção disponibilizada pelo raciocínio: avaliação da situação, levantamento das opções possíveis, comparações lógicas, etc.;
A perceção da situação provoca a activação de experiências emocionais experimentadas anteriormente em situações semelhantes.
Damásio remete para o conceito de Marcador somático: mecanismo automático que suporta as nossas decisões. Permite-nos decidir eficientemente num curto intervalo de tempo. Atua como um sinal de alarme automático que diz: atenção ao perigo decorrente da escolha de determinada ação. Este sinal protege-nos de prejuízos futuros, sem mais hesitações, permitindo-nos escolher uma alternativa entre as várias. Os marcadores somáticos aumentam provavelmente a precisão e a eficiência do processo de decisão.
Repetição - Estratégia para convencer a informação na memória a curto prazo, ou para transferi-la para a memória a longo prazo, mediante reprodução sistemática e reiterada da informação.
Resposta “Ataque-ou-fuga” (Luta/Fuga) - Designa a prontidão fisiológica do animal para lidar com o perigo.
Retina - Fina membrana interna (sensorial) da parte de trás do globo ocular onde se formam as imagens; contém os recetores que transformam as ondas de luz em sinais neurais.
Sentimento - Estado afetivo agradável ou desagradável, de grande estabilidade e média intensidade, com papel moderador nas relações que o sujeito estabelece com as pessoas e com outros elementos do mundo.
Situação indutora - Estímulo ou conjunto de estímulos que provocam acentuação da excitação ou da inibição.
Significado - Interpretação; sentido; atribuição.
Subcortical - Refere-se às regiões mais antigas, do ponto de vista filogenético, do cérebro ou encéfalo, situadas abaixo do córtex.
Teste - Instrumento padronizado para obter informação sobre características do indivíduo (intelectuais, aptidões, personalidade, etc.).
Teorias / Perspetivas das emoções
Perspetiva Evolutiva
Segundo Charles Darwin
Darwin procurou traços comuns na expressão de emoções em vários povos, e identificou seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a cólera, o desgosto e o medo;
Considerou que as emoções têm um papel adaptativo fundamental na história da espécie humana, sendo determinante para a sua capacidade de sobrevivência.
Segundo Ekman
Mais tarde Ekman investigou tentando procurar uma tese que defendo que povos diferentes teriam emoções diferentes;
Confirmou a tese de Darwin: há emoções que são universais, independentes do processo de aprendizagem e da cultura em que se manifesta;
Não nega a influência da cultura nas emoções, na medida em que há regras que controlam a sua expressão. Porem, existe um património comum ao nível das emoções e da sua expressão.
Perspectiva Fisiológica
Defendida por Willians James, que considerava que as emoções resultariam da consciência das mudanças orgânicas provocadas por determinados estímulos;
As emoções resultam das percepções do estado do corpo, das mudanças orgânicas provocadas por estímulos;
O estado de consciência de emoções como a cólera, a alegria, a raiva, resume-se à consciência de manifestações fisiológicas.
Perspectiva Cognitivista
Afirmam que os processos cognitivos, como as perceções, recordações e aprendizagens, são fundamentais para se perceberem as emoções;
A forma como representamos uma dada situação, como a avaliamos é que desencadeia ou não determinada emoção.
Perspectiva Culturalista
As emoções são processos aprendidos no processo de socialização;
Consideram que as emoções são uma construção social, que tem que ser aprendidas;
As diferentes sociedades e culturas definem o tipo de emoções que se podem manifestar e como as manifestar;
A sua forma de expressão varia de cultura para cultura, dependendo assim do espaço e do tempo;
Nega a existência de emoções universais: à diversidade cultural corresponde uma diversidade de emoções e das respetivas expressões.
Traço mnésico - Marca deixada por uma informação no sistema nervoso central (memória); pode ser permanente ou temporária.
Unificar - Tornar uno ou unido; reunir várias partes num todo único e organizado; fazer convergir para um só fim ou objetivo.