2º Período

 
     A Cultura     
 
 
As crianças selvagens

"Será preciso admitir que os homens não são homens fora do ambiente social, visto que aquilo que consideramos ser próprio deles, como o riso ou o sorriso, jamais ilumina o rosto das crianças isoladas."

Lucien Malson, "Les Enfants Sauvages"

 
As crianças selvagens foi um assunto que me despertou um enorme interesse pois estas são crianças que cresceram com contacto humano mínimo, ou mesmo nenhum. Estas podem ter sido criadas por animais (frequentemente lobos) ou, de alguma maneira, terem sobrevivido sozinhas. Normalmente, são perdidas, roubadas ou abandonadas na infância e, depois, anos mais tarde, descobertas, capturadas e recolhidas  entre os humanos.
 
Deixo um site excelente que explora de uma forma simples mas bastante completa estas crianças, dando inclusive exemplos concretos destas situações, das quais podemos destacar a história de Isabel, a menina que vivia no galinheiro. 
 
 
Toda a história de Isabel se encontra em hiperligações no final do site, as quais se deve aceder de modo a conhecer mais sobre esta menina. Nestas hiperligações incluem-se também algumas notas conclusivas importantes. 
O site acima referido deve ser explorado com o máximo cuidado uma vez que contém imensa informação útil. 

 

->Ao pesquisar sobre cultura deparei-me com um canal, de nome TV Cultura, um canal brasileiro que me pareceu bastante interessante uma vez que o seu conteúdo principal está relacionado com culturas de todo o mundo, onde passam programas diversificados e de extremo interesse. Este canal também apela pela diversão dos espectadores, sendo muito dinâmico e apelativo. Deixo então como sugestão este canal, TV Cultura, que foi inclusive considerado pela BBC o canal com a segunda melhor programação de todo o Mundo. 
 
Fica então aqui o link deste canal super interessante: 
 

->Quando nos referimos à diversidade de culturas certamente ficamos curiosos em relação a outros povos e consequentemente a culturas muito diferentes da nossa. As diferenças culturais entre os países dizem respeito principalmente à gastronomia, à religião e ao tratamento das pessoas.

Listar culturas e países estranhos pode parecer contraditório, pois o que é estranho para um é normal para o outro. É preciso respeitar as diferenças acima de tudo. Nos sites que apresentarei de seguida estão presentes algumas curiosidades um tanto quanto inusitadas de algumas nações mundiais, onde explicam a sua cultura. 

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/as-culturas-e-paises-mais-estranhos-do-mundo.html

 
 
 
     Relações interpessoais     
 
-> O tempo muda, a sociedade também. As pessoas tentam adaptar-se ao que têm de se adaptar, mas apenas alguns conseguem, outros nem por isso! A sociedade e o mercado laboral suportam uma relação tão próxima e em constante mudança, que por vezes não conseguimos discernir onde começa uma e acaba a outra. 
 Há um aspeto do comportamento, digamos assim, que se assume como fundamental a qualidade das relações interpessoais e a interação que as pessoas têm umas com as outras.
Este site apresenta a importância que as relações interpessoais têm na sociedade, um papel essencial que permite às pessoas trocar informações, ideias, entre outras coisas. 
 
-> Como é de esperar, temos que saber ter e manter um comportamento correto quando falamos em "Relações Interpessoais".
O comportamento de todos os que se relacionam connosco influencia o nosso próprio comportamento, assim como nós influenciamos os outros e isso está bem presente no nosso dia a dia. Por isso, é muito importante o modo como falamos e agimos para que possam existir boas relações entre as pessoas, seja em casa, na rua ou no trabalho.
No site abaixo indicado podemos explorar melhor o comportamento que devemos adotar perante determinadas situações e as atitudes mais corretas a tomar. 
 
-> Ao pesquisar na Internet encontrei uma notícia muito interessante presente no link abaixo indicado:
 
Nesta notícia está presente a ideia de que as novas tecnologias reforçam as relações interpessoais. Embora as pessoas passem cada vez mais tempo em frente ao computador, isto na maioria dos casos não trás prejuízos para os seus relacionamentos na vida real pois a maioria dos utilizadores fá-lo com o objetivo de contactar com pessoas próximas. 

Esta investigação refuta o senso comum e o estudo apresentado pela American Sociological Association em 2006, segundo o qual as novas tecnologias tinham isolado socialmente as pessoas ao longo das últimas duas décadas.

 

 

     As relações de Amizade / Amor     

->Para este tema achei interessante a sugestão de um filme francês: "Amigos improváveis".

Após um acidente de parapente, Philippe, um rico aristocrata, contrata Driss, um jovem dos subúrbios, praticamente acabado de sair da prisão, para o assistir no dia a dia, e que parece a pessoa menos adequada para a função. Juntos, vão fazer renascer Vivaldi, recuperar "Earth Wind and Fire", o verbo e o portão, os fatos clássicos e os fatos de treino. 

Estes são dois universos completamente distintos que se irão cruzar e integrar para dar nascimento a uma amizade tão louca, divertida e forte quanto inesperada, uma relação única que vai produzir faíscas e torná-los verdadeiros amigos improváveis.

Com a visualização concluo que, por muito improváveis que sejam algumas relações de amizade (e não só) isso não é impedimento, de facto, haver uma relação muito boa entre eles, como aconteceu no filme, onde os dois homens se tornaram amigos verdadeiros, conseguindo atribuir a esta palavra um verdadeiro sentido. 

Deixo agora um site onde constam mais informações sobre o filme: 

https://cinema.sapo.pt/filme/intouchables

Deixo também o trailler do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=l7aHAr-Vq6Y

 

-> Sugiro também como proposta de atividade a leitura do livro "Amizade" de Francesco Alberoni, um livro excelente que nos fala da amizade, um assunto, como já vimos ao longo desta reflexão, muito importante e pouco falado. Todos sabem o que é a amizade e dizem ter amigos, mas não falam ou não sabem o que é a essência da amizade e este livro trata disso. Trata da amizade em todos os sentidos e o que envolve. Sem sentimentos e emoções não há amizade, por isso ela é tão importante. É um livro muito bom e rico neste contexto. 

Este site apresenta mais informações sobre o livro.

https://oslivrosefilmesdaminhavida.blogspot.pt/2012/08/a-amizade-francesco-alberoni.html

 

-> Não só temos relações de amizade como também de amor (se bem que para existir amor eu ache que tem que existir amizade). É sobre o amor que me irei debruçar de seguida. 

Todos sabemos o que é o amor, não sendo, no entanto fácil defini-lo por palavras. Mas afinal o que será este sentimento que nos torna parcialmente dependentes das pessoas que nos são mais próximas (e que amamos), ao ponto de, ao estarmos longe delas, nos tornarmos infelizes e angustiados?

Para nos ajudar nesta reflexão, apresentarei um site que nos explica, numa perspetiva psicológica, o que é o amor e quais são as grandes implicações que este traz. 

https://psicob.blogspot.pt/2009/02/o-que-e-o-amor.html

 

     A Cognição    

 

A Perceção

-> Primeiramente, e de forma a introduzir o tema da Perceção, proponho a visualização de um power point onde constam os conceitos mais importantes relativamente a este tema. Este power point tem como objetivos fazer entender de uma forma melhor e mais simples conceitos relacionados com a perceção. 

https://www.slideshare.net/jbarbo00/processos-mentais-1-a-percepo

 

-> A propósito do estudo da perceção, que é um processo mental psicológico ligado à cognição, e que consiste basicamente numa atividade do sujeito em captar e atribuir significado aos dados sensoriais, houve oportunidade nas nossas aulas para estudar diversas ilusões percetivas.

A perceção é uma cognição, isto é, proporciona um conhecimento ao sujeito do mundo circundante e pode ser entendida igualmente como uma autoperceção, isto é, um processo de autoconhecimento, do nosso «eu». Esta matéria de psicologia origina questões interessantes: até que ponto o que percebemos do mundo corresponde à realidade? Será que, no limite, toda a perceção é sempre ilusão? Quem nos garante que nós, enquanto sujeitos percetivos, conseguimos captar aquilo que as coisas são no mundo exterior à nossa mente? Será que há mundo externo na realidade? Ou o mundo externo a que julgamos ter acesso e se encontra diante dos nossos olhos não é mais do que uma construção mental, uma projecção dos nossos mecanismos de perceção? O brilho dos objetos, as suas cores, os cheiros, e outras qualidades que derivam dos chamados dados sensoriais, são transformados e interpretados mentalmente por nós. Há sons que não conseguimos captar, há animais que percebem o mundo através de uma visão térmica, ou de paletas de cheiros e gamas de cores que não conseguimos apreender. O que é a realidade em si para além das fronteiras dos nossos sentidos e da nossa perceção mental?

Mesmo supondo que há um mundo externo e real à nossa mente, a nossa perceção pode ser sujeita a várias ilusões acerca do significado de objetos reais. Podemos até questionar se o que percebemos do mundo é, de facto, real. Será que o mundo é tal e qual como o percebemos?

Por outro lado, o estudo das ilusões é importante para descobrir como funciona a nossa mente na construção a priori do mundo, e em particular para descobrir como funciona a consciência e os seus mecanismos. Os psicólogos pioneiros neste estudo foram os alemães da escola Gestaltista (Kohler, Wertheimer e Kofka).

No estudo das ilusões  da perceção, chamou-me particularmente atenção um fenómeno percetivo designado por MIB (abreviatura inglesa para Motion Induced Blindness).

Através de uma pesquisa na internet existe uma página, da autoria de Yoram Bonneh, Alexander Cooperman and Dov Sagi, dedicada exclusivamente ao estudo desse fenómeno. O endereço, para quem quiser fazer uma pesquisa mais detalhada, e que aconselho, pois há apontadores bastante interessantes e que explicam o processo de construção desta ilusão.

   A hiperligação é a seguinte:

https://www.weizmann.ac.il/home/masagi/MIB/mib.html

 

MIB é um fenómeno de “desaparecimento visual” em que os estímulos visuais salientes desaparecem como se tivessem sido apagados diante dos olhos de um observador. A demonstração exibida no referido sítio da internet revela diversas propriedades do MIB.

Se fixarmos os olhos, sem movê-los, no centro da parte inferior da animação, só prestamos atenção ao padrão do movimento. Esta focagem da atenção «elimina» momentaneamente os pontos amarelos estáticos do campo visual.

Só para ficarem com uma ideia, vejam (ou melhor, fiquem «cegos») o que acontece ao focar o centro dos três círculos amarelos.

Não fiquei satisfeito só com a observação da ilusão e procurei saber mais sobre a explicação deste fenómeno. Fiquei surpreendido por saber que o MIB foi descoberto e estudado por um investigador já nosso conhecido quando estudámos lesões cerebrais no primeiro período, o cientista indiano e investigador na Universidade de San Diego (EUA) na área da neurologia, Vilayanur Ramachandran.

Outra noção associada à ilusão é a de "escotoma". Descobri que todos nós temos uma área no campo visual que é um ponto cego, não se tratando de uma deficiência, embora existam patologias da visão que a ela conduzem.

Ora, a ilusão permite que «vejamos» ou tenhamos consciência que há em nós uma perda de acuidade visual. O que achei incrível é que posso ver que há no nosso aparelho visual uma região que não vê.

Há várias perspetivas em competição para explicar o MIB, mas penso que seria necessário muito mais tempo e dedicação da minha parte para aprofundar esta matéria.

Indico algumas hiperligações que consultei para elaborar este pequeno trabalho e que podem ser úteis aos meus colegas e a quem se interesse em saber mais sobre este assunto.

https://en.wikipedia.org/wiki/Motion_induced_blindness

https://mentedesperta.com/2009/10/motion-induced-blindness/

 

A Aprendizagem

-> A aprendizagem é outro dos processos cognitivos que devemos explorar. No site que se segue encontra-se um resumo excelente deste processo cognitivo, desde a apresentação dos diversos processos de aprendizagem, até fatores de aprendizagem e também a importância que esta adquire.

https://www.notapositiva.com/pt/apntestbs/psicologia/12processcognitaprend.htm

 

-> Algo que considerei super interessante referente a este tema foi a aprendizagem em novas modalidades de acordo com o mundo virtual e de ligação à internet: como se pode aprender através das novas tecnologias, mediante o acesso à internet em programas como o "moodle"

De seguida apresento um site que explica de uma forma excelente em que é que consiste o moodle através de uma apresentação em power point. 

https://www.aeserpa.pt/web_moodle/modulo_01/o_que__o_moodle.html

Deixo também um vídeo no youtube que nos informa desta tecnologia de uma forma clara, simples e divertida. 

https://www.youtube.com/watch?v=xfQIVj2izMM

 

A Memória

-> https://www.hoops.pt/psicologia/psicocl3.htm

Para introduzir o tema relativo à memória sugiro este site que nos explica de um modo bem conseguido em que consiste a memória, fazendo alusão aos vários tipos que existem e dando também sugestões para consguir melhorar a memória. 

 

-> https://www.minhavida.com.br/saude/temas/perda-de-memoria

A perda de memória (amnésia) é um esquecimento incomum. Pode referir-se a não conseguir lembrar novos eventos ou recordar uma ou mais memórias do passado ou ambos. No site apresentado estão algumas considerações sobre as perdas de memória, assim como alguns cuidados  ter na nossa vida. 

 

-> https://www.publico.pt/ciencia/noticia/cerebro-de-famoso-doente-da-novas-pistas-sobre-a-memoria-humana-1621428

Esta é uma excelente notícia que nos mostra que a análise do cérebro de um doente famoso, Henry Molaison, doente cujo caso inaugurou literalmente o estudo moderno das bases neurológicas da memória, poderá levar a reavaliar a visão actualmente aceite pelos especialistas.

 

-> https://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3591913&seccao=Sa%FAde

Esta é outra notícia que achei interessante explorar.

Este site dá-nos a notícia de um grupo de cientistas australianos que associou a perda de memória a uma má alimentação, depois de realizar uma experiência com ratos que foram submetidos a uma dieta de açúcar e gorduras.

 

-> https://mdemulher.abril.com.br/saude/fotos/prevencao-trata/exercicios-melhoram-memoria-revista-viva-501711.shtml#1

Neste site encontram-se vários exercícios bastante divertidos que podemos realizar se pretendermos treinar mais a nossa memória.